Como é feito o processo terapêutico com as crianças e adolescentes?

Quando se pensa em psicoterapia infantil ainda se tem a ideia equivocada de que o atendimento é feito da mesma maneira que seria com um adulto. No atendimento infantil são utilizadas técnicas lúdicas, jogos e brincadeiras com o objetivo de conseguir acessar as questões da criança, dessa forma ela consegue projetar suas angústias, medos, dificuldades e as situações que a afligem, o que permite trabalhar questões que na maioria das vezes não foram verbalizadas. Dependendo da demanda também são feitas visitas à escola para coletar dados e ajudar no processo.


A primeira sessão é realizada com os pais ou responsáveis e tem como finalidade entender a queixa, a história de vida da criança ou adolescente e a dinâmica familiar. A partir da segunda sessão a criança passa a frequentar sozinha o ambiente terapêutico mas pode haver momentos em que a psicóloga convide os pais para participarem juntos. As sessões duram em média 50 min.

A psicoterapia infanto-juvenil tem como um dos principais objetivos auxiliar a criança nas suas emoções e ajudar a família a ser um suporte para a dificuldade que o filho esteja passando no momento.

Muitos pais se sentem resistentes em levar a criança a um psicólogo pois acreditam que as pessoas ao redor (familiares e amigos) irão interpretar de uma maneira negativa e isso faz com que demorem a procurar ajuda. Algumas famílias por acreditarem que é uma fase e vai passar também postergam a procura e quando a criança chega ao consultório a demanda que poderia ter sido trabalhada em pouco tempo se a família tivesse procurado ajuda no começo, demora muito mais.

Não é a educação que vai mudar o mundo e sim o amor que colocamos na educação

Luana Ferraz Zanatta

Entre em contato conosco
Share by: